• @casadasfragrancias

15 dicas e cuidados para conservar os seus cosméticos e maquiagens


É difícil encontrar uma mulher que não tenha em seu quarto um local destinado ao armazenamento dos seus cosméticos e maquiagens, afinal, somos - quase todas - loucas por eles.

Mas também não é para menos, eles nos fazem sentir mais bonitas, cheirosas e dão aquele "up" na autoestima. Quem é que não gosta de se sentir assim?

No entanto, algumas vezes não nos damos conta de que temos de tomar cuidado ao utilizá-los. Quem nunca usou cosméticos e maquiagens vencidos que atire a primeira pedra!

Algumas mulheres vêem que eles já estão ultrapassados, mas não dão bola para o prazo de validade. Outras, sequer cuidam do prazo e os usam sem saber que seus produtos já perderam a utilidade. Bate uma tristeza quando acaba aquele produtinho preferido, né? Ou, pior ainda, quando por falta de cuidado ele acaba estragando ou perdendo suas propriedades originais.

Foi pensando nisso tudo que resolvemos te mostrar aqui 15 dicas e cuidados que você deve ter para conservar os seus cosméticos e maquiagens da maneira adequada. Continue lendo e descubra!

Prazo de validade

Como dito anteriormente, o prazo de validade é um dos cuidados que devemos ter com nossos cosméticos e maquiagens e que, muitas vezes, não o temos.

Quando o prazo expirou há pouco, a maquiagem não irá estragar de uma hora para outra. Mas, nesse momento, a empresa produtora do cosmético não precisa assumir nenhuma responsabilidade, caso a usuária venha a sofrer com alguma alergia proveniente do uso do produto.

Ou seja, ele perde toda a garantia. Por isso, seguem algumas dicas quanto ao prazo de validade:

  1. Verifique a validade antes de comprar o produto. Parece óbvio, mas pare para pensar: você sempre faz isso, mesmo quando se trata de uma promoção imperdível? Pois é! Isso evitará que você compre um produto em promoção que esteja quase vencendo.

  2. Maquiagens líquidas/cremosas duram menos que as em pó e compactas. Nesse caso, quanto mais seca for a maquiagem, mas ela durará.

  3. Ao jogar fora a caixinha no qual o produto veio embalado, certifique-se de que há a validade também no recipiente dele. Caso contrário, tome nota da validade disponível na caixinha antes de jogá-la fora, e cole uma mini etiqueta com a validade nos seus cosméticos e maquiagens.

  4. Prefira embalagens menores, que venham com menos produto, evitando assim que você não possa utilizar os seus cosméticos e maquiagens porque expirou o prazo de validade.

  5. Preste atenção na forma como o prazo de validade é informado. Alguns apresentam a clássica “válido até data X”, outros podem vir com algo do tipo “18M”, isso indica que a validade do produto é de 18 meses, a partir da data em que você o abrir. Para conservá-los ainda mais...

  1. Antes de manusear seus cosméticos e maquiagens, lave sempre as mãos.

  2. Mantenha os seus pincéis sempre limpos e higienizados. Isso os manterá conservados e ainda preservará as suas maquiagens. Água morna ajuda na limpeza.

  3. Evite reutilizar maquiagens que possam ter sido contaminadas: caso você as tenha usado em um período que teve conjuntivite, por exemplo, procure não utilizá-las novamente.

  4. Evite pegar a maquiagem direto com as mãos: prefira os pincéis, esponjas e espátulas.

Armazenamento

  1. EM HIPÓTESE ALGUMA armazene os seus cosméticos e maquiagens no banheiro. Fazer isso pode diminuir em até 60% a validade dos seus produtos.

  1. Armazene suas maquiagens e cosméticos em um local seco, arejado e longe do calor/sol.

  2. Guardar e levar seus produtos na necessaire ou bolsa, expõe elas ao calor e aos danos do transporte, o que também não é bacana. Então não os deixe sempre nesses locais. Assim que chegar em casa, coloque-os no local de armazenamento adequado.

Cosméticos e maquiagens: não compartilhe

  1. Os cosméticos e maquiagens são produtos de uso muito pessoal, portanto, evite compartilhá-los com outras pessoas.

  2. Produtos que você não consegue esterilizar depois, como Rímel e glosses, por exemplo, são ainda mais críticos de serem compartilhados. Evite!

  3. Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists mostrou que o hábito de dividir maquiagem é bastante perigoso. Apesar disso, é também muito comum. Esse compartilhamento pode levar a contaminação por doenças como conjuntivite e herpes.​​

Os benefícios dos cosméticos e maquiagens são inúmeros e sabemos disso (tanto é que os amamos!). Mas, como vimos, existem cuidados que podemos e DEVEMOS adotar ao utilizá-los. Certamente, agora você está mais preparada para conservá-los da melhor possível forma possível!

Gostou das dicas? O que você faz para preservar os seus cosméticos e maquiagens?

Veja também: 5 dicas valiosas para fazer seu perfume durar mais na pele e no frasco

#maquiagens #cosméticos

364 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias