• @casadasfragrancias

Meditação com aromaterapia: saiba como os aromas podem auxiliar nessa prática


A meditação com aromaterapia pode lhe trazer inúmeros benefícios, ao combinar duas terapias alternativas extremamente eficazes.

Na meditação, o indivíduo exercita sua mente, buscando uma forma de consciência diferente da que experimenta durante o decorrer de todos os dias. Ao meditar, a pessoa se conscientiza da presença do seu ser no aqui e agora e pode usar esse momento para aprimorar ou curar seu estado de espírito e visualizar objetivos.

A aromaterapia, prática terapêutica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais 100% puros, tem como objetivo restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal. Ela atua nos sistemas físicos, emocionais e psicológicos, promovendo a saúde física e mental.

Como você pode ver, os benefícios dessas duas técnicas andam juntos e combinar essas terapias trará melhoras significativas em sua vida. Confira essas dicas e comece a praticar o quanto antes:

1 - Se prepare para o momento

Se você chegou estressado do trabalho ou está ansioso no aguardo de alguma notícia importante, tente relaxar um pouco antes de iniciar. Caso esteja muito agitado, sua prática não trará os resultados esperados.

Tome um banho, beba um chá ou apenas deite por alguns minutos e respire antes de iniciar a sua meditação com aromaterapia. Quando estiver se sentindo mais tranquilo, faça um alongamento simples e coloque uma roupa confortável. Parece algo banal e bobo, mas se sentir à vontade fará toda a diferença. Você precisa estar presente no momento para que sua meditação funcione.

2 - Combine o aroma com o que você procura

Essa é uma etapa essencial. Você não pode procurar por serenidade e calma usando um óleo essencial estimulante, como a laranja.

Antes de escolher um aroma qualquer, saiba o que ele trabalha e veja se isso representa o que você está procurando ao praticar essa meditação.

Para te ajudar nessa escolha, aqui vão algumas dicas de óleos essenciais para você usar na sua meditação com aromaterapia:

Alecrim - o óleo essencial de alecrim atua no sistema nervoso, acalmando e energizando a mente. Ele melhora a memória, a concentração, alivia as dores de cabeça, fadiga mental e exaustão nervosa. É conhecido como o óleo essencial do bom humor.

Camomila - a camomila é a erva da tranquilidade. É um óleo com efeito relaxante, que elimina a tensão, a raiva e o medo. Gera uma sensação de bem-estar, conforto e diminui as preocupações. Ótima para quem sofre com insônia.

Eucalipto - o eucalipto é um forte estimulante mental, que melhora significativamente os níveis de concentração e produtividade. Além disso, é excelente para tratar doenças respiratórias, como resfriado, congestão nasal, asma e bronquite.

Gerânio - esse óleo essencial possui efeito antidepressivo e alivia os sintomas da TPM e menopausa. Estimula a adrenalina e ajuda a combater problemas relacionados a hormônios.

Hortelã pimenta - ótima para quem procura clarear os pensamentos. Possui aroma altamente energizante.

Laranja - revigorante, alivia ansiedade, eleva o humor.

Lavanda - auxilia no equilíbrio físico, mental e emocional. Ajuda no combate a insônia e reduz o estresse.

Olíbano - desperta o propósito espiritual e auxilia na orientação.

3 - Decida como usar

Para fazer a meditação com aromaterapia, há várias formas de usar os óleos essenciais: através da difusão, vapor quente, colônia (óleo essencial diluído em álcool de cereais), em algodão, colar aromático ou diretamente em contato com a pele. Conheça e experimente até encontrar a melhor forma para você.

Não busque analisar os resultados enquanto você faz a meditação. Apenas viva o momento e se liberte. Os poderes dos óleos cuidarão de você.

Após esses passos, basta se posicionar, relaxar e permitir que a meditação com aromaterapia exerça seus efeitos sobre você. Respire levemente e, após terminar a prática, observe como você está se sentindo.

A meditação é uma maneira saudável de reduzir o estresse, normalizar a pressão arterial, retardar o envelhecimento do corpo e expandir a consciência. Use isso ao seu favor e potencialize esses benefícios com um óleo essencial. Com certeza você só tem a ganhar!

Você pratica meditação? Já usou óleos essenciais? Comenta com a gente!

Pode interessar também: 6 plantas para o quarto que vão melhorar o seu sono

#meditação #aromaterapia #óleosessenciais

478 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias