• Jeferson Laureano

4 óleos essenciais que aliviam as dores de cabeça


Muitas pessoas sofrem frequentemente com dores de cabeça e não sabem que os óleos essenciais podem ajudar muito a aliviar esse incômodo.

Substâncias sintéticas podem causar efeitos colaterais e não tratam a raiz do problema. O uso dos óleos essenciais pode trazer equilíbrio e agir diretamente na origem da disfunção.

Muitos dos princípios ativos utilizados nos medicamentos convencionais que compramos em farmácias estão disponíveis naturalmente nos óleos essenciais.

Dores de cabeça afetam nossa rotina e atrapalham nossa produtividade. Confira alguns óleos essenciais que podem te auxiliar quando bater aquela enxaqueca ou dor de cabeça. Teste e confira os resultados!

1 - Lavanda

A lavanda é um planta cujo óleo essencial possui uma incrível variedade de efeitos e aplicações.

A lavanda induz o relaxamento e alivia a tensão, fadiga e estresse. Ao agir sobre nosso sistema límbico, alivia dores de cabeça relacionadas à ansiedade, agitação, inquietude e outros estados emocionais. Ela também regula os níveis de serotonina, que estão relacionados a ataques de enxaqueca.

Para usufruir de seus benefícios, esfregue duas gotas na palma da mão e inale durante alguns minutos. Para evitar ter dores de cabeça, coloque também duas gotas no travesseiro antes de dormir ou espalhe pela casa em velas perfumadas e aromatizadores. Antes de sair de casa, espalhe o óleo nas têmporas, nuca e pulsos.

2 - Hortelã pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta inibe contrações musculares e ativa a circulação sanguínea quando aplicado na região frontal da cabeça, aliviando dores causadas por tensão.

Muitos medicamentos convencionais para alívio de dor de cabeça possuem mentol, componente majoritário desse óleo essencial.

O hortelã-pimenta também pode ser aplicado diretamente na pele (nuca, têmporas, mãos para inalação), mas, se preferir, pode misturar algumas gotas no seu óleo carreador favorito e espalhar pelo corpo.

Esse óleo combate a fadiga mental, depressão, estresse, tonturas, fraquezas e muito mais.

3 - Gerânio

Suas dores de cabeça podem ter origens hormonais. É muito comum em mulheres no período de tensão pré-menstrual ou menopausa. Caso seja o seu caso, o óleo essencial de gerânio dissipa esse desconforto ao afetar as glândulas hormonais, regulando os níveis de estrogênio no corpo. Massageie o estômago misturando 5 gotas desse óleo com outro óleo carreador.

4 - Melissa

A sinusite obstrui as vias nasais e dificulta nossa respiração, podendo levar a fortes dores de cabeça. Se você sofre com esses sintomas, experimente inalar o óleo essencial de melissa. Ele acalma o sistema nervoso e alivia dores de cabeça causadas por garganta inflamada, nariz entupido e inflamação dos seios da face. Pingue poucas gotas em uma bacia com água quente e respire o vapor. Você também pode cheirar direto do frasco por alguns minutos.

A dor de cabeça tem um efeito direto no nosso bem estar geral e muitas vezes causa um sentimento de paralisia e incapacidade de realizar tarefas. Ao usar o óleo essencial adequado, você pode evitar esse desconforto.

Inale o aroma diretamente do vidrinho, misture nas palmas da mão ou em tecidos e também aplique na pele (diretamente ou com óleo carreador). Há várias formas de usar os óleos essenciais, procure a que mais se adequa ao seu gosto.

Testar a funcionalidade desses óleos pode te surpreender e, ao dar certo, vai te trazer muitos benefícios! Experimente!

Você sofre com dores de cabeça frequentes? Já usou esses óleos essenciais durante crises? Comenta com a gente!

Pode interessar também: Aromaterapia: saiba o que é e quais os seus benefícios!

#doresdecabeça #saúde #óleosessenciais #aromaterapia

381 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias