• Jeferson Laureano

Aromaterapia no banheiro: dicas para um banho relaxante e restaurador


A aromaterapia usa o óleo essencial de flores e plantas para alcançar o bem-estar físico e mental, através de suas propriedades curativas. Como vemos aos poucos aqui no site, você pode usar esses benefícios de diversas formas, inclusive na sua casa. Hoje, vamos falar um pouco sobre a aromaterapia no banheiro, dando dicas sobre como usar os óleos essenciais para ter um banho relaxante e restaurador. Esse banho é excelente para quem chega cansado de um dia exaustivo no trabalho e quer alguns minutos para si, antes de começar a fazer as tarefas de casa. Dê uma lida e organize um tempo para você!

1 - Conheça os benefícios

A aromaterapia no banheiro pode lhe proporcionar um banho relaxante e restaurador de energias, tratando seu físico e psicológico. A experiência é revigorante e você vai querer repetir sempre que possível. O importante é ver esse momento como um intervalo só para você, sem intervenções. Para intensificar seu relaxamento, você pode ligar uma música calma, para que barulhos externos não interfiram. A aromaterapia é usada há séculos no mundo todo e saber diferenciar os aromas te ajudará a decidir qual o melhor para você. Quando inalados ou aplicados à pele, os óleos essenciais podem tratar condições físicas, como dores musculares e congestões nasais, e condições psicológicas, como estresse e ansiedade.

2 - Avalie suas necessidades

Pense na sua semana, no seu dia e em como você está se sentindo. O óleo utilizado dependerá bastante do que você deseja com o banho. Pense se você quer tratar alguma condição de alguma doença ou se quer relaxar, ficar mais tranquila, tratar sintomas da menstruação e menopausa, etc. Abaixo, segue algumas dicas de óleos essenciais que você pode usar no seu banho:

  • O óleo de camomila é um calmante poderoso e antisséptico;

  • O óleo de eucalipto alivia sintomas da rinite, sinusite e problemas respiratórios. Também trata febres e dores de cabeça;

  • O óleo de bergamota alivia o estresse e melhora o humor. Trata infecções de pele como psoríase e eczemas;

  • O óleo de lavanda alivia o estresse e relaxa, sendo sedativo e antidepressivo, também trata a insônia;

  • O óleo de limão alivia sintomas da acne, ajuda na digestão e aumenta a concentração;

  • O óleo de hortelã pimenta tem propriedades refrescantes e energizantes, deixando a mente alerta e disposta;

  • O óleo de melaleuca é antisséptico, limpa feridas, ajuda na cicatrização e alivia dores;

3 - Formas de usar

Agora que você já sabe qual óleo usar, vamos ver as formas de fazer isso. Confira abaixo algumas dicas:

  • Compre sabonetes, de marcas confiáveis, que sejam feitos com esses óleos essenciais. Ao tomar banho, sua pele irá absorver os benefícios. Você mesmo pode fazer essa mistura em casa, também;

  • Se tiver banheira, coloque sais na água ou esferas efervescentes. Elas já podem ser aromatizadas ou você mesma pode adicionar gotas do seu óleo favorito na água quente do banho.

  • Adicione um pouco de óleo essencial a um óleo carreador. Como eles são muito concentrados, fica mais fácil aproveitá-los se misturados com um óleo carreador, como o de amêndoa ou abacate.

  • Coloque o óleo escolhido em um difusor, para que o ambiente fique aromatizado;

  • Posicione velas aromatizadas pelo ambiente, criando um clima aconchegante e cheiroso;

  • Pegue um balde ou recipiente semelhante e coloque cerca de 3 litros de água. Coloque algumas gotas do óleo essencial escolhido e derrame sobre o corpo, no final do banho.

Viu como a aromaterapia no banheiro pode te ajudar? Basta seguir esses passos simples e aproveitar o seu banho! Os óleos essenciais devem ser comprados de lojas confiáveis, para que você não corra o risco de comprar algo sintético, uma vez que eles não trazem os mesmos benefícios que os naturais. Reserve um tempo para você e use os benefícios da aromaterapia a seu favor!

O que achou das dicas para usar a aromaterapia no banheiro? Você faz banhos aromáticos? Compartilha suas dicas com a gente!

Pode interessar também: Banheiro cheiroso: 4 ideias para perfumar este cômodo

#perfume #casa #limpeza #banheiro

79 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias