• Jeferson Laureano

Óleo essencial de lavanda: conheça e saiba como usar em casa


A natureza é uma fonte incrível de recursos e produz os mais diversos tipos de componentes benéficos. Entre muitos produtos naturais, o óleo essencial de lavanda se destaca por suas qualidades, aroma e diversas utilidades práticas.

Além de servir para tratar insônia, ansiedade e estresse, o óleo essencial de lavanda também pode ser usado para limpar e aromatizar ambientes e móveis.

Se você está interessado neste óleo incrível, confira abaixo algumas utilidades e aplique no seu dia a dia:

Óleo essencial de lavanda

Os óleos essenciais são a “alma” das plantas. Eles possuem compostos bioquímicos com ações terapêuticas. Como muitos possuem efeitos bactericidas e antifúngicos, eles são perfeitos para limpar e aromatizar ambientes.

O óleo essencial de lavanda acalma os nervos, relaxa os músculos, é antidepressivo, trata a insônia e a ansiedade. Também é um óleo antisséptico, antibacteriano e promove a digestão.

Aromaterapia

Para sentir os efeitos do óleo essencial de lavanda, você pode usá-lo em um difusor em qualquer ambiente. Caso não tenha um, pode colocar algumas gotas em uma vasilha com água morna ou em tecidos. Por exemplo, para dormir melhor, coloque duas gotas do óleo em seu travesseiro. Se for um dia muito agitado e você estiver com dores de cabeça, você pode usar duas gotas na gola da camisa ou no pulso.

Ele também é analgésico, cicatrizante e anti-inflamatório, ideal para queimaduras, cortes e picadas de insetos. Você pode colocar diretamente na área afetada, ou fazer compressas em queimaduras leves.

O óleo essencial de lavanda é indicado como tratamento de acne e caspas. Pode ser passado diretamente no rosto e nos cabelos.

Limpeza

O óleo essencial de lavanda é excelente para desinfetar superfícies. Tanto na cozinha quanto no banheiro, você pode usá-la em qualquer superfície sujeita ao acúmulo de bactérias. Para isso, basta pegar um frasco de spray, encher de água e adicionar 10 gotas do óleo essencial. Agite e borrife onde achar necessário. Enquanto seca, o produto não só irá desinfetar as superfícies como também irá perfumar o ambiente com seu delicioso aroma!

Essa mesma fórmula pode ser usada em um balde, para limpar o chão de qualquer cômodo! Com um pano, você pode limpar a geladeira, pia, mesa e balcões. O mesmo serve para estantes e mesas.

Se você quiser perfumar suas roupas, armários e gavetas, confira essas dicas e use o óleo essencial de lavanda da forma que preferir!

Dica: se você colocar um pano limpo molhado com água e 10 gotas de óleo essencial de lavanda junto com suas outras roupas para secar na secadora, todas as peças ficarão cheirosas!

Sempre tenha cuidado ao manusear óleos essenciais, pois, embora raro, eles podem causar alguma alergia. Mantenha os óleos longe de crianças e animais. Antes de iniciar a limpeza da sua casa, adquira produtos de qualidade, que limpam e perfumam o ambiente! Assim como o óleo essencial de lavanda, muitas outras essências possuem benefícios surpreendentes, que podem ser usados a seu favor! Aqui no blog, você poderá acompanhar muitas outras dicas! Fique ligado!

Gostou das dicas? Como você usa o óleo essencial de lavanda? Compartilha com a gente!

Pode interessar também: Velas perfumadas: ideias para usá-las no dia a dia

#lavanda #aromas #limpeza #aromaterapia

76 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias