• Jeferson Laureano

Consumo consciente: como evitar o desperdício de água


Quais atitudes diárias você toma para evitar o desperdício de água? Às vezes só de ouvir falar, já ficamos com preguiça, mas na verdade existem muitas formas fáceis de simplesmente não desperdiçar água! Além de fazer um grande bem para a Terra e seus recursos naturais, ainda economizamos na conta no final do mês!

A água é um recurso fundamental para o ser humano. As reservas de água doce potável estão distribuídas de forma desigual ao redor do mundo e são constantemente ameaçadas pela escassez e contaminação. Esses e diversos outros fatores contribuem para a importância das campanhas de conscientização, que buscam evitar o desperdício de água em todo o mundo.

Se você se preocupa com o meio ambiente, saiba que pode ajudá-lo tendo algumas atitudes simples durante o dia. Confira abaixo:

Dicas para o consumo consciente

Essas dicas são bem práticas e não chegam a realmente mudar sua rotina ou te dar um trabalho extra. São atitudes simples que, somadas, fazem uma grande diferença, especialmente se você não mora sozinho. Veja o que você pode fazer:

  1. Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba ou ensaboar a louça. Manter ela aberta por 2 minutos desperdiça, em média, 13 litros.

  2. Invista em dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como arejador de torneiras, restritor de vazão, válvulas, etc.

  3. Tome banhos objetivos. Não fique enrolando de baixo do chuveiro. Poucos minutos são o suficiente para fazer a higiene completa do corpo. Se você fechar o registro enquanto se ensaboa, você pode economizar até 30 mil litros de água em um ano.

  4. Use um pano e um balde para limpar o carro. A mangueira gera muito desperdício.

  5. Organize a louça antes de começar a lavá-la. Para amolecer resíduos, coloque tudo de molho previamente. Lave toda a louça e enxágue tudo uma única vez.

  6. Só use a lava-louças ou lava-roupas quando elas estiverem cheias, pois isso evita o desperdício de água. Se você tiver louça o suficiente, dê preferência para a lava-louças ao invés da limpeza manual, pois a máquina usa cerca de seis vezes menos água do que nós.

  7. Use uma vassoura e balde com água para limpar o quintal, varandas, áreas comuns e, claro, a calçada. Uma mangueira ligada por cerca de 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água potável. Equipamentos de limpeza a jato usam muito menos água que a mangueira normal.

  8. Se você tem piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. Isso evita que ela evapore rapidamente, assim como a mantém limpa e protegida de folhas e outros resíduos.

  9. Reutilize as águas cinzas do chuveiro e lava-roupas para lavar áreas, sacadas, varandas, pátio e semelhantes.

  10. Faça a captação da água da chuva e use para limpezas no geral. Tendo essa reserva, você economiza bastante no final do mês.

  11. Fique atento para possíveis vazamentos de água na sua casa. Isso pode causar um desperdício de água maior que 100 litros por dia!

  12. Converse com as pessoas que você conhece e as incentive a não desperdiçar água também! A conscientização é uma das etapas mais importantes para incentivar o consumo sustentável dos recursos da Terra.

Dica extra: para detectar vazamentos, mantenha o registro aberto e feche todas as torneiras e saídas de água do imóvel. Não use o vaso sanitário e observe se o relógio de água (hidrômetro) irá se alterar depois de 1 hora sem o uso de água.

Um pouco todos os dias

Praticar o consumo consciente e evitar o desperdício de água não significa não usar o recurso, mas apenas repensar as formas como você faz este uso. Se você fizer um pouco todos os dias, alcançará um resultado significativo no final!

Como você pode ver, as dicas são bem tranquilas e fáceis de serem executadas. São atitudes positivas, que reforçam o consumo consciente e nos fazem repensar alguns hábitos.

Agora que você já sabe evitar o desperdício de água, compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares. Juntos, chegamos mais longe!

O que achou das dicas? O que você faz para evitar o desperdício de água em casa? Conta para nós!

Pode interessar também: Limpeza de casa: 6 erros para evitar

#casa #limpeza #aromas #água

9 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias