• Jeferson Laureano

Óleo essencial de erva-doce: conheça e saiba como usar em casa


A erva-doce é uma erva muito conhecida por todos. Devido ao seu aroma e gosto adocicado, ela é muito usada na culinária e é um chá de gosto muito agradável.

O que algumas pessoas não sabem, é que a erva-doce possui diversas propriedades benéficas, destacando-se como um importante ingrediente para a medicina tradicional alternativa.

Óleo essencial de erva-doce

O óleo essencial de erva-doce, extraído das suas sementes, apresenta uma concentração muito maior das substâncias benéficas presentes na erva. Consequentemente, maior grau de pureza, trazendo mais eficácia para seus usos terapêuticos.

O óleo essencial de erva-doce apresenta propriedades antifúngicas, antibacterianas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antitrombóticas e hepatoprotetoras. Além disso, a erva-doce é uma ótima fonte de potássio, sódio, fósforo e cálcio. Também é rica em antioxidantes que combatem o envelhecimento celular.

Ela é indicada para dores abdominais, constipação, febre, gastrite, insônia e outros. Age como inseticida e é eficaz no combate contra ácaros.

Aromaterapia

Se você quer usufruir dos efeitos terapêuticos do óleo essencial de erva-doce através da aromaterapia, use-o em um difusor em qualquer ambiente, em qualquer momento.

Para ter uma noite de sono tranquila, coloque uma trouxinha dentro do seu travesseiro. Você também pode deixá-la entre as roupas, dentro do roupeiro e gavetas. Se há informações nutricionais no frasco do seu óleo essencial de erva-doce, você pode ingeri-lo, adicionando uma ou duas gotas no seu chá ou outra bebida. Caso não haja informações nutricionais, ele não deve ser ingerido.

O óleo essencial de erva-doce tem ação desinfetante e tônica, principalmente para a pele sem viço e enrugada. Ela confere, ainda, força e coragem, melhorando a auto-estima, inspirando confiança e acalmando o sistema nervoso. Ela também regula o sistema hormonal, aliviando os sintomas de TPM e menopausa.

Limpeza

Devido ao seu aroma agradável e propriedades calmantes, a erva-doce é um ótimo aromatizador de ambientes. Para perfumar sua casa com esse aroma, basta adquirir produtos de limpeza que contenham erva-doce na sua composição, trazendo frescor para o ambiente.

É cientificamente comprovado que o óleo essencial de erva-doce elimina ácaros, carrapatos e outros parasitas. Pode-se usar nas águas que lavam as varandas e áreas. Também recomendado para lavar vestimentas, roupas de cama e banho.

Como possui ação antifúngica e antibacteriana, pode ser usado na limpeza de superfícies, como bancadas, box, mesas, estantes e semelhantes. Seu cheiro afasta traças.

Ao limpar a casa, fique sempre atento ao desperdício de água e evite-o!

Apesar de serem raras as ocorrências de alergias provocadas pelo óleo essencial de erva-doce, é necessário ficar atento para qualquer irritação. O óleo também não é recomendado para mulheres grávidas.

Com exceção dessas restrições, a erva-doce traz muitos benefícios para seu corpo e para sua casa. Tanto em forma de chá, quanto inserido em cosméticos e outros produtos de limpeza, a erva-doce só promove melhorias.

O aroma inspira o bem-estar, enquanto suas propriedades eliminam de vez os ácaros e outros parasitas indesejados!

O que achou do óleo essencial de erva-doce? Conhecia esses benefícios? Compartilha com a gente!

Pode interessar também: Óleo essencial de alecrim: conheça e saiba como usar em casa

#aromas #aromaterapia #oleosessenciais #ervadoce #limpeza

10 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias