• Jeferson Laureano

Memória olfativa: por que os cheiros nos trazem tantas lembranças?


Você sabia que o olfato é o sentido mais ligado às emoções e à memória? Sua ligação com o sistema límbico do cérebro garante lembranças da infância vivas e emotivas.

Hoje, vamos descobrir mais sobre a memória olfativa e sobre seus reflexos na nossa vida. Segundo especialistas, ela é a mais duradoura, ultrapassando a capacidade da visão e da audição de reter referências. Continue lendo e descubra mais sobre:

Memória olfativa

A intensa conexão entre o cérebro e o olfato gera recordações imediatas. O nosso olfato é diretamente ligado ao sistema límbico do cérebro - parte do cérebro onde se concentram nossas memórias e local onde surgem as emoções. Por isso que, ao sentirmos certos cheiros, eles nos despertam memórias, tanto boas quanto ruins.

O cortéx olfativo tem uma ligação direta com o hipocampo, enquanto os outros sentidos, como visão, audição e tato, são primeiramente processados em outros lugares do cérebro, para então chegarem ao centro de memória.

Além disso, aponta-se que os cheiros associados a lembranças ruins são mais fáceis de ficarem guardados na memória. Experiências intensas e aromas intensos geram associações imediatas entre a fragrância e o acontecimento.

Você pode sentir um cheiro e se lembrar de uma experiência, como também pode lembrar de algum evento e sentir um aroma específico.

Olfato para vender

Por ser algo tão marcante, a memória olfativa é também usada no marketing, principalmente por empresas, para que o cliente crie uma relação com a loja.

A técnica do marketing olfativo surgiu em cassinos em Las Vegas, na década de 1970. O recurso era usado para fazer com que os apostadores ficassem mais tempo nas mesas.

Através dessa técnica, muitas marcas conquistam seus clientes, pois conecta o consumidor à marca, por meio dos sentidos. Assim como lembramos de alguém pelo seu perfume, lembramos de marcas pelas suas fragrâncias.

Fragrâncias

Pode ser cheiros de alimentos, flores, naturais, perfumes ou outros. Os aromas da nossa vida ficam marcados na memória com uma incrível riqueza de detalhes.

Os odores que sentimos provocam várias sensações imediatamente. Por esse motivo, é essencial investir na aromatização dos ambientes pessoais e profissionais, com fragrâncias prazerosas, que possibilitam boas recordações.

Através do olfato, você pode criar ambientes agradáveis ou desconfortáveis, que as pessoas podem amar visitar ou podem preferir evitar.

Para ter um ambiente cheiroso, que melhore o bem-estar de quem está presente, mantenho o local limpo e organizado, com um aroma presente sempre que possível, através dos produtos de limpeza, de velas perfumadas ou aromatizadores!

Através do olfato, resgatamos as nossas emoções de uma forma muito prática e direta.

Agora que você já sabe como funciona esse processo e como se desenvolvem as memórias olfativas, use isso a seu favor e deixe sua casa ou escritório sempre cheirosos, para que todo mundo goste de visitar esses locais.

Além de ser ótimo para você, fará bem a todos que estão no local. Encontre uma fragrância que seja do seu agrado, comece a usá-la com mais frequência e observe se alguém comenta algo. Isso será um dos indicativos para você saber se está funcionando!

Você já tinha ouvido falar sobre memória olfativa? Comenta com a gente!

Pode interessar também: Aromas para a primavera: perfume sua casa para a nova estação

#aromas #essencias #memoriaolfativa #fragrâncias

84 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias