• @casadasfragrancias

Flor de Cerejeira: Saiba mais sobre essa linda e lendária flor


Também chamada no Japão de “Sakura”, a flor de cerejeira tem origem asiática e é muito conhecida pelo o que ela simboliza: amor, beleza, renovação e esperança são um dos seus significados. Para os japoneses ela possui ainda um significado místico, além de uma lenda envolvendo a sua origem.

Apesar da flor de cerejeira ser uma flor nacional do Japão, ela é também muito apreciada no Brasil e pode ser cultivada no país. Sua efemeridade, delicadeza e seus significados encantam muita gente! Continue lendo e saiba mais sobre a lenda, origem, significados e características dessa flor:

A lenda da flor de cerejeira

Segundo a lenda, após ter caído do céu perto do monte Fuji, a princesa Konohana Sakuya teria se transformado nessa belíssima flor. Além disso, como a floração da cerejeira antecede a colheita de arroz, acredita-se que quando ela floresce em abundância, o mesmo ocorrerá com a produção desse alimento. Vale ressaltar que o arroz é a base da culinária japonesa, sendo considerado uma dádiva para os japoneses, assim como a flor.

O que ela representa

Como dito anteriormente, existe muito simbolismo envolvendo a flor de cerejeira. O tempo em que ela permanece florida é curto e, por isso, um dos significados da flor de cerejeira é a efemeridade da vida. Assim, ela deixa a lição de que deve-se aproveitar ao máximo cada momento dela, procurando estar plenamente presente, visto que a vida é curta e passa rápido. Inclusive é muito comum ver tatuagens dessa flor, representando a fragilidade da vida e incentivando a vivê-la intensamente.

Se para os japoneses a flor de cerejeira representa a efemeridade da vida, para os chineses ela é símbolo de amor. Além disso, ela pode significar ainda a beleza feminina, sendo muito procurada pelas mulheres.

Já o fruto da cerejeira, a cereja, é considerado um dos maiores símbolos de erotismo, sensualidade e sexualidade, isso se deve principalmente pela sua intensa coloração vermelha.

Características e curiosidades

Existem diversos tipos de cerejeiras, algumas com frutos comestíveis, outras com frutos não comestíveis e ainda tem as sem frutos. No Japão, onde ela teve sua origem, mais de 300 variedades de cerejeiras já foram documentadas. Lá a flor de cerejeira é adorada pelo povo japonês. Inclusive, na primavera, época de florada, eles festejam o “Hanami” (que significa contemplar as flores). Nesse período, eles aproveitam para fazer piquenique e apreciar as flores, além de tentarem adivinhar em quais dias a cerejeira irá florescer.

Aqui no Brasil ela também é muito apreciada e teve seus primeiros plantios no século XX. Os motivos pelos quais ela é tão estimada, além dos já citados, incluem também os benefícios provenientes do fruto e da própria flor de cerejeira. As cerejas podem ser utilizadas na composição de cosméticos poderosos que combatem as rugas, estrias e hidratam a pele. Legal, né?!

Com tantas características positivas e com tanto significado que a flor de cerejeira carrega consigo, dá para entender porque ela faz tanto sucesso e é tão apreciada de norte a sul, de leste a oeste e de ocidente a oriente.

E você, já conhecia a lenda ou algum simbolismo envolvendo a flor de cerejeira? Conta para a gente!

Visite a nossa loja online e conheça as nossas essências!

#flordecerejeira #plantaseflores #essencias #fragrâncias #flores #cosméticos

7,950 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias