• @casadasfragrancias

3 dicas caseiras para eliminar as formigas em casa


As formigas são insetos tão antigos como os dinossauros e estão espalhadas pelo planeta em quantidades absurdas. A maioria delas é onívora: a depender da espécie, comem animais, vegetais e até jardins inteiros.

Elas também são capazes de carregar um peso 100 vezes maior que o do próprio corpo, e não à toa simbolizam o trabalho e a persistência. Saiba que você tem uma adversária e tanto!

Por essa razão, são consideradas uma praga doméstica, já que rondam depósitos de alimentos, plantas e principalmente a cozinha. Nossa sorte é que existem truques caseiros para eliminar as formigas de forma natural e sem perigo para crianças e mascotes.

1. Encontre o formigueiro

A primeira dica é observar onde está o formigueiro. Elas podem construir ninhos em paredes, pisos, batentes de portas e janelas, embaixo de móveis e até dentro de equipamentos eletrônicos.

Para localizá-las, coloque iscas para atraí-las, e quando descobrir o local, é só fechá-lo com sabão em barra ou pasta. Outra opção é preparar uma mistura de água e detergente em partes iguais. Utilize um borrifador ou seringa para alcançar os lugares difíceis e eliminar as formigas.

Se preferir, borra de café nos buracos e frestas também é alternativa. Mas lembre-se: manter a casa limpa, sem louças sujas ou latas de lixo destampadas é a melhor forma de evitar as invasoras.

2. Use aromáticos

Uma forma inteligente de eliminar as formigas é através de aromáticos e perfumes. Esses insetos se comunicam através de feromônios - substâncias químicas que produzem cheiros e identificam onde há comida. Usá-los é uma técnica caseira que não coloca em risco crianças ou mascotes.

Por isso, cascas de limão ou laranja dentro de açucareiros e recipientes servem para afugentá-las, já que o cheiro cítrico atrapalha o olfato delas. Ainda assim, tente conservar os alimentos sempre em potes fechados e de difícil acesso para insetos.

Outra dica é fazer um sachê com cravo e canela, que perfuma o ambiente e espanta as intrusas sem matá-las. Uma receita de água e vinagre em porções iguais tem o mesmo efeito: basta passar as misturas no chão, móveis ou nos lugares de atração.

3. Não as encare como inimigas

Lembre-se de que as formigas são predadoras de outros insetos daninhos e atuam como jardineiras da natureza, já que aerificam o solo. Uma boa convivência faz parte do ciclo da vida, então não se apresse em eliminar as formigas por completo; basta evitá-las de forma moderada.

Cerca de 20% de toda a biomassa do planeta é composta por formigas de diferentes espécies, o que as torna o animal de maior população na Terra. Além disso, quando agem em sociedade, esses insetos são capazes até de resolver problemas complexos.

Por isso, encare-as com respeito e considere o uso de aromáticos como forma não violenta de eliminar as formigas e afastá-las de sua casa e jardim.

Apesar de às vezes o inseto agir como praga doméstica, a melhor solução é controlá-lo, já que no caso de canteiros e hortas ele pode atuar de forma positiva. Por exemplo, para eliminar as formigas que seguem uma trilha, borrife no caminho uma das misturas cítricas mencionadas, e isto bastará para que o animal se perca e mude de direção.

O que achou das dicas? Existem muitas formas caseiras e naturais de eliminar as formigas. Conhece alguma outra técnica? Compartilha com a gente nos comentários!

#dicascaseiras #limpeza

39 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias