• @casadasfragrancias

Conheça a origem e os significados do Bambu


Prosperidade, sorte, fortuna e energia positiva: é isso que o Bambu atrai, segundo a teoria chinesa. Além disso, o Bambu é símbolo da generosidade e da multiplicação. Bonito, né? Pois essas são só algumas das simbologias envolvendo essa planta maravilhosa. Continue lendo e saiba mais a origem, as características e os significados do Bambu:

Origem

O tão conhecido Bambu surgiu na Terra no período Cretáceo (isto é, entre 65 milhões e 136 milhões de anos atrás). O bambu-gigante é originário na Ásia, sendo naturalmente distribuído no Sri Lanka, Tailândia, China e Bangladesh. Em alguns outros locais, a espécie foi introduzida, como foi o caso do Brasil, na qual a planta foi introduzida pelos colonizadores portugueses.

O Bambu é cheio de simbologias e significados. No Japão e na China, acredita-se que seu tronco oco serve de morada aos deuses.Devido a sua importância espiritual, a planta está presente em todo o Japão, seja nas artes, na arquitetura, nos jardins dos tempos e nas paisagens. No Brasil, o Bambu é utilizado basicamente em artesanato, vara-de-pescar e fabricação de móveis.

Energia e espiritualidade

O bambu possui o poder de transmutar energias, melhorando a energia vital da vida e ativando aquelas estagnadas. Além disso, ele possui uma importância espiritual muito grande, principalmente na cultura japonesa. Por isso, o Bambu é vastamente utilizado na confecção de objetos de decoração e contemplação nos templos e santuários.

Resistência

O Bambu é respeitado e reverenciado por sua beleza e também é visto como um símbolo de resistência. Embora possa parecer frágil e vulnerável por ser uma planta estreita, o Bambu é extremamente forte e resistente. Se acontecer um vendaval, por exemplo, o Bambu se curvará a ele para não quebrar, diferentemente de uma árvore rígida que se quebra com ventos fortes. O Bambu não: ele se curva e após o vendaval passar, ele volta intacto à posição original. Isso serve de lição para nós, humanos. O Bambu nos ensina a ter humildade diante dos problemas, das dificuldades… mas também nos mostra que devemos e podemos nos reerguer.

Além disso, o Bambu cria raízes profundas, sendo extremamente difícil de arrancá-lo. O que ele tem para cima, tem também para baixo. Isso simboliza como precisamos também ter raízes profundas e princípios que nos mantenham fortes e firmes.

É incrível como a natureza pode nos trazer tantos ensinamentos. Resistência, boas energias, humildade e generosidade: o Bambu traz todas essas características e, ao mesmo tempo, faz refletir que poderíamos, todos nós, sermos um pouco mais “Bambus”.

E você, conhecia a origem e os significados do Bambu? Conta pra gente!

Conheça a essência de bambu da Casa das Fragrâncias, clicando na imagem abaixo:

#bambu #bamboo #plantas

1,633 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias