• @casadasfragrancias

Sabonetes Artesanais: Confira 6 dicas valiosas


Os sabonetes artesanais tornaram-se um grande negócio para quem quer empreender e são excelentes formas de cuidado com a saúde da pele. Isto porque é possível adaptar estes produtos para diversos tipos de públicos!

Ainda não conhece esse artesanato? Fique conosco e se apaixone pela temática! Brinque com cores, tipos de transparências e também texturas, mantendo um produto profissional e delicado!

Quer saber algumas dicas valiosas para produzir sabonetes artesanais? Veja, a seguir!

1. A composição dos sabonetes artesanais

A base dos sabonetes artesanais é a glicerina. Ela é constituída por óleos, que geralmente são de origem animal ou vegetal, bem como substâncias alcalinizantes. Um exemplo é o hidróxido de sódio e também potássio.

Ao misturar com saponificação, estas substâncias alcalinas têm neutralização e a base apresenta um caráter úmido controlado para a geração de um sabonete de qualidade!

O processo, em questão, acontece ao passo que o óleo vegetal ou demais tipos de gorduras animais reagem com o elemento alcalino. A glicerina é o produto consequente dessa mistura.

2. Lauril: você sabe para que serve?

Trata-se de um líquido transparente e que espuma ao sofrer agitação. Você pode encontrar esse produto em estabelecimentos especializados, bem como perfumarias artesanais.

O lauril serve para promover um aumento do quantitativo de espuma que o sabonete líquido ou em barra possa produzir. Contudo, a utilização não é obrigatória para preparar os sabonetes.

O uso dessa substância precisa ser realizada cautelosamente, de acordo com a receita do sabonete que têm produção. Se o lauril for usado de forma exagerada, é possível que a mistura desande ou deixe o sabonete muito mais espumoso do que deve ser.

3. Por que o sabonete com glicerina dura menos que o industrial?

Geralmente, o glicerinado dura menos mesmo. Isto porque os sabonetes com glicerina conseguem absorver uma quantidade maior de água e apresentam maior emoliência, derretendo mais rápido.

De modo geral, o industrial é muito pobre em substâncias e não conseguem reter muita água. Você pode perceber que alguns até chegam a partir-se e, por isso, duram mais.

4. Essências para sabonetes artesanais

A quantidade de essência para o sabonete artesanal pode variar. Mas, geralmente, são utilizados de 30 ml a 100 ml para cada 1kg de massa base.

Quanto a fixação das essências, normalmente elas já possuem um agente fixador para manter o sabonete perfumado pelo tempo necessário.

5. Óleo enriquece os sabonetes?

A indicação é NÃO fazer a adição de óleos no preparo desses produtos artesanais. Caso os ingredientes não se misturem muito bem, o sabonete pode ter uma aparência molhada.

6. Validade dos sabonetes

Se você não fizer a adição de substâncias conservantes, o tempo de validade indicado destes produtos compreende a seis meses.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

#sabonetesartesanais #sabonetes #essencias

265 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias