• @casadasfragrancias

Citronela: conheça seus benefícios e saiba como usar


As plantas trazem benefícios surpreendentes para a nossa saúde e muitas vezes nos esquecemos de usá-las, normalmente recorrendo a remédios industrializados.

A Citronela é muito conhecida por ser um repelente natural de insetos, mas este capim comum possui muitos outros atributos. Para que você aproveite mais os efeitos curativos naturais dessa planta, iremos apresentar nesta postagem as propriedades medicinais da Citronela.

Esta planta pode ser facilmente cultivada em casa e seu óleo essencial também é de fácil acesso, sendo amplamente vendido por lugares especializados. Confira as informações abaixo para usufruir das diversas propriedades da Citronela:

A Citronela

Conhecida cientificamente por Cymbopogon nardus ou Cymbopogon winterianus a Citronela é uma planta medicinal, repelente de insetos, aromatizadora, bactericida e calmante, amplamente utilizada na indústria farmacêutica e cosmética. Tem um aroma cítrico forte que proporciona frescor ao ambiente.

Essa planta tem as folhas compridas, formam moitas e suas raízes se espalham pelo chão formando uma forte trama que segura a terra. Suas bordas são muito afiadas, podendo cortar as mãos na hora da colheita. A Citronela cresce o ano todo em qualquer lugar do Brasil.

Usos e propriedades

Seu óleo essencial é rico em geraniol e citronelal e, por isso, muito usado na fabricação de velas, loções e óleos (usados na massoterapia). A Citronela possui ação calmante, insetífuga, bactericida, sudorífica, febrífuga e carminativa. Ela trata febres intestinais e regula distúrbios digestivos.

Este capim possui ação antisséptica contra microorganismos como pulgas e combate fungos e bactérias. Quando usada na limpeza da casa, a mantém perfumada e desinfetada. Com sua ação antifúngica, ajuda a manter a pele limpa e saúdavel.

Na aromaterapia, pode ser um bom aliado para pessoas em estado de depressão, pois seu aroma tem um grande efeito sobre a mente. Ela alivia a ansiedade, a tristeza e outros sentimentos negativos, proporcionando relaxamento.

O frescor da essência sobre os neurotransmissores afloram sentimentos de felicidade e esperança. Nesse mesmo segmento, remove a fadiga mental e anima as pessoas.

Como usar

O extrato ou o óleo essencial de Citronela podem ser usados em difusores ou em potes com serragem, espalhados pela casa, para afastar mosquitos, moscas e outros insetos. Você também pode picar as folhas em potes ou cortar diretamente na folhagem, para intensificar e espalhar seu odor.

Também pode ser usado no escalda pés para aliviar dores ou diretamente na pele, com fricção, sendo rapidamente absorvido. Para ter um banho refrescante, use na água.

Seu óleo essencial jamais deve ser ingerido.

É possível usá-lo no banho dos seus animais de estimação ou misturada na água e borrifada em roupas, para manter as traças longe.

Você pode comprar mudas de Citronela e plantar no seu quintal. Ela é muito resistente e você terá folhas o ano inteiro, se beneficiando em todas as estações. O uso em mulheres grávidas é contraindicado.

A Citronela protege sua família de insetos indesejados e ainda age contra infecções causadas por fungos e bactérias. É um grande aliado para o nosso dia-a-dia!

Já conhecia esses benefícios da Citronela? Como você usa? Conta para a gente!

#citronela #saúde #plantas #benefíciosdacitronela #comousarcitronela #repelentenatural #óleodecitronela #extratodecitronela

1,766 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias