• @casadasfragrancias

Saiba o que é memória olfativa e qual a sua importância


Você sabe o que é memória olfativa? Quem nunca sentiu cheiro de protetor solar e lembrou dos dias de praia? Ou sentiu um perfume no ar e se lembrou de alguém conhecido?

São nessas breves captações de cheiros que a nossa memória olfativa age. Talvez seja novidade para você, mas o olfato é um dos sentimos que mais está ligado às nossas emoções.

Os odores que sentimos imediatamente nos provocam uma série de sensações, podendo ser negativas ou positivas. Por isso, é muito recomendado investir na aromatização do ambiente com fragrâncias prazerosas, que possibilitem bons sentimentos.

Quanto maior a efetividade do cheiro escolhido, mais perto de sua identidade olfativa você estará.

O olfato

O olfato é o primeiro órgão dos sentidos a se desenvolver e é uma característica da nossa natureza física e psicológica. O nervo olfativo possui uma conexão ligada ao cérebro que trabalha diretamente nos cheiros e gostos que sentimos.

Assim que captamos um aroma, nosso cérebro imediatamente faz uma relação entre o odor, nossos sentimentos e o local no qual nos encontramos. Quando sentirmos o cheiro novamente, a memória afetiva será ativada e a conexão entre aroma e emoção se tornará perceptível.

Nosso cérebro possui o chamado “Sistema Límbico”, que é responsável por receber os sinais que nosso bulbo olfativo (nariz) sente. Essa região guarda cheiros do nosso dia-a-dia de forma direta com nossas necessidades emocionais e digestivas.

Este sistema trabalha inconscientemente a nossa memória olfativa.

A memória olfativa

A forma como nos relacionamos com determinado cheiro em alguma situação é algo que depende do impacto que certas experiências tiveram sobre nós. Se você estava nervoso ou se passava por alguma situação dramática quando sentia certo cheiro, é possível que você não goste dele. Tudo varia de acordo com como estavam suas emoções naquele momento.

Muitas técnicas aromáticas são usadas também no marketing olfativo, onde procura-se usar cheiros que atraem mais certos clientes e faz com que eles se sintam confortáveis na loja, identificando-a como agradável e até ficando mais tempo.

Uma das sugestões da ciência sobre o efeito do olfato na nossa memória está na anatomia do cérebro e na proximidade entre o centro de processamento de cheiros e as regiões que controlam as emoções e a memória (sendo o centro olfativo mais próximo dessas áreas do que o centro da visão e audição).

Um experimento

Apenas para dar um exemplo, um estudo feito na Universidade de Utrecht, na Holanda, reuniu 70 estudantes em uma sala. Todos assistiram, juntos, a vídeos que deveriam provocar incômodo e aversão, como acidentes de carros e outras cenas violentas.

Enquanto os vídeos eram exibidos, os pesquisadores borrifaram aroma de cassis na sala, projetaram luzes coloridas nas paredes e tocaram uma música “neutra”.

Uma semana depois, os participantes foram divididos em grupos: uma parte foi exposta ao cheiro de cassis, outra às luzes projetadas na parede e outra à mesma música que tocou durante os vídeos.

Então, os pesquisadores pediram que eles descrevessem o que haviam visto nos vídeos.

O grupo que foi exposto ao aroma de cassis não apenas lembrou de mais detalhes do vídeo como também relatou um maior desconforto e sensações mais intensas em comparação aos grupos que foram expostos a luz ou som.

A pesquisa conclui que o cheiro é um gatilho mais poderoso para as lembranças do que a visão ou audição.

Muito curioso, vocês não acham? Nosso cérebro não só armazena inúmeros mistérios como também uma série de lembranças que estão guardadas, esperando pelo gatilho! Nossa memória olfativa é muito importante para nosso desenvolvimento.

Que tal começar a transformar seus ambientes de descanso e trabalho em momentos mais agradáveis e memoráveis, trabalhando o aroma destes locais? Parece uma experiência muito interessante!

Já sentiu sua memória olfativa em ação? Que cheiros lhe trazem memórias? Compartilha suas lembranças com a gente!

Pode interessar também: aromaterapia: saiba o que é e quais os seus benefícios

#memóriaolfativa #olfato #neurociência #aromas

216 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias