• @casadasfragrancias

O guia simples e completo das Fragrâncias


Você possivelmente já enfrentou dificuldades na hora de escolher um novo perfume, não é mesmo? E provavelmente teve que cheirar muito café até tomar uma decisão! Acontece que são tantas opções, tantas fragrâncias e aromas que realmente fica difícil optar por um. Por isso, muitas vezes passamos anos com aquele mesmo perfume que gostamos e que já estamos habituados a usar. Mas sempre chega o momento de mudar: e aí, como faz?

Pois então, foi justamente pensando nisso que resolvemos preparar um guia simples e completo das fragrâncias. A ideia é que você entenda como é a estrutura de uma fragrância, a classificação delas, bem como suas famílias olfativas. Dessa forma, você terá mais condições e estará mais preparado na hora de escolher a sua nova fragrância preferida! Confere só:

Estrutura das Fragrâncias: Pirâmide Olfativa

Primeiramente, é importante entender que existem diversos componentes que constituem a estrutura de uma fragrância. Esses componentes, por sua vez, possuem diferentes comportamentos e volatilidades e, unidos, são responsáveis por formar a fragrância, bem como as sensações que elas transmitem.

A estrutura das fragrâncias pode ser explicada pela pirâmide olfativa. Mas o que é isso? Para explicá-la, é preciso entender que a pirâmide olfativa divide-se em: notas de topo (cabeça), notas de corpo (coração) e notas de fundo (base). Sendo que:

Notas de topo: São os componentes responsáveis por causar aquela primeira impressão, logo ao abrir e sentir o perfume/fragrância. São bastante voláteis e, por isso, são as que menos duram (em média 30 minutos), já que evaporam rapidamente. Normalmente são ingredientes mais frescos, cítricos e expansivos e compõem de 10 a 20% das fragrâncias.

Notas de corpo: não é a toa que são chamadas também de “coração” da fragrância. Afinal, são as notas de corpo que agregam personalidade ao perfume. Sabe aquele cheirinho que realmente fica na pele? Então, são as notas de corpo. Que, aliás, compõem cerca de 40% do perfume! Não é para menos, já que as elas são a alma e a essência de qualquer fragrância.

Notas de fundo: e por último, mas não menos importante, temos as notas de fundo. Por se tratar de ingredientes menos voláteis, são os últimos a evaporarem e, portanto, os últimos a serem sentidos. Pelo mesmo motivo, são as notas mais duradouras e correspondem de 40 a 50% da fragrância.

Classificação das Fragrâncias

Os perfumes podem ser classificados conforme a concentração de fragrância presente em suas estruturas. São eles: água de colônia, desodorante colônia e eau de parfum. O primeiro, além de possuir notas mais voláteis, é caracterizado por ser o que menos possui óleo e, por isso, são também os de menor duração na pele. Sendo assim, são as fragrâncias de configuração mais suave, dentre elas.

O segundo, por sua vez, é mais duradouro se comparada à água de colônia. Isso porque possui em sua composição maior quantidade de óleos.

Já o famoso “eau de parfum”, é o de maior concentração de óleos em sua estrutura. Logicamente, são mais duradouros. Isso se explica também pelo fato de possuírem notas de corpo e fundo mais marcantes que os demais.

Para você que está se perguntando qual o tempo médio de duração de cada uma dessas fragrâncias:

Água de colônia: de 4 a 6 horas

Desodorante colônia: de 6 a 8 horas

Eau de Parfum: superior a 8 horas

Famílias olfativas

Dentre as principais famílias olfativas, pode-se citar: floral, oriental, amadeirada, chypre e fougère.

A floral, como o próprio nome sugere, é constituída por compostos provenientes das flores. Essa talvez seja a família olfativa mais conhecida.

Dentre as citadas, a “oriental” também possui notas florais, porém mais exóticas e combinadas com notas resinosas.

Outra família que é bem conhecida é a amadeirada (composta por madeiras). Muitos perfumes famosos são dessa família, que possui cheiros mais secos, quentes e elegantes, produzindo aromas sofisticados.

O chypre, em contrapartida, possui leveza e frescor, incorporando um aroma revigorante à fragrância.

Já a fougère, é muito utilizada na elaboração de perfumes masculinos. Há uma associação entre notas de lavanda e cumarina, além da combinação com notas cítricas.

Portanto, uma boa dica para quando você for escolher seu perfume é pesquisar qual família olfativa te agrada mais e ir em busca dessas fragrâncias. Mudar não é assim tão complicado, né?

E então, gostou de saber mais sobre as fragrâncias? Conta pra gente!

Conheça a Casa das Fragrâncias, distribuidora exclusiva da Mane

#fragrâncias #perfumaria #pirâmideolfativa #famíliasolfativas

389 visualizações

🏠 Rua Frederico Pedro Auler 125 -Operário, Novo Hamburgo - RS CEP: 93315-230 📞 51-35274207 51-35811482  

© 2017 por Casa das Fragrâncias

  • Casa das Fragrâncias