Aromaterapia no banheiro: dicas para um banho relaxante e restaurador

A aromaterapia usa o óleo essencial de flores e plantas para alcançar o bem-estar físico e mental, através de suas propriedades curativas. Como vemos aos poucos aqui no site, você pode usar esses benefícios de diversas formas, inclusive na sua casa. Hoje, vamos falar um pouco sobre a aromaterapia no banheiro, dando dicas sobre como usar os óleos essenciais para ter um banho relaxante e restaurador. Esse banho é excelente para quem chega cansado de um dia exaustivo no trabalho e quer alguns minutos para si, antes de começar a fazer as tarefas de casa. Dê uma lida e organize um tempo para você!
1 - Conheça os benefícios

A aromaterapia no banheiro pode lhe proporcionar um banho relaxante e restaurador de energias, tratando seu físico e psicológico. A experiência é revigorante e você vai querer repetir sempre que possível. O importante é ver esse momento como um intervalo só para você, sem intervenções. Para intensificar seu relaxamento, você pode ligar uma música calma, para que barulhos externos não interfiram. A aromaterapia é usada há séculos no mundo todo e saber diferenciar os aromas te ajudará a decidir qual o melhor para você. Quando inalados ou aplicados à pele, os óleos essenciais podem tratar condições físicas, como dores musculares e congestões nasais, e condições psicológicas, como estresse e ansiedade.
2 - Avalie suas necessidades

Pense na sua semana, no seu dia e em como você está se sentindo. O óleo utilizado dependerá bastante do que você deseja com o banho. Pense se você quer tratar alguma condição de alguma doença ou se quer relaxar, ficar mais tranquila, tratar sintomas da menstruação e menopausa, etc. Abaixo, segue algumas dicas de óleos essenciais que você pode usar no seu banho:
O óleo de camomila é um calmante poderoso e antisséptico;
O óleo de eucalipto alivia sintomas da rinite, sinusite e problemas respiratórios. Também trata febres e dores de cabeça;
O óleo de bergamota alivia o estresse e melhora o humor. Trata infecções de pele como psoríase e eczemas;
O óleo de lavanda alivia o estresse e relaxa, sendo sedativo e antidepressivo, também trata a insônia;
O óleo de limão alivia sintomas da acne, ajuda na digestão e aumenta a concentração;
O óleo de hortelã pimenta tem propriedades refrescantes e energizantes, deixando a mente alerta e disposta;
O óleo de melaleuca é antisséptico, limpa feridas, ajuda na cicatrização e alivia dores;
3 - Formas de usar

Agora que você já sabe qual óleo usar, vamos ver as formas de fazer isso. Confira abaixo algumas dicas:
Compre sabonetes, de marcas confiáveis, que sejam feitos com esses óleos essenciais. Ao tomar banho, sua pele irá absorver os benefícios. Você mesmo pode fazer essa mistura em casa, também;
Se tiver banheira, coloque sais na água ou esferas efervescentes. Elas já podem ser aromatizadas ou você mesma pode adicionar gotas do seu óleo favorito na água quente do banho.
Adicione um pouco de óleo essencial a um óleo carreador. Como eles são muito concentrados, fica mais fácil aproveitá-los se misturados com um óleo carreador, como o de amêndoa ou abacate.
Coloque o óleo escolhido em um difusor, para que o ambiente fique aromatizado;
Posicione velas aromatizadas pelo ambiente, criando um clima aconchegante e cheiroso;
Pegue um balde ou recipiente semelhante e coloque cerca de 3 litros de água. Coloque algumas gotas do óleo essencial escolhido e derrame sobre o corpo, no final do banho.
Viu como a aromaterapia no banheiro pode te ajudar? Basta seguir esses passos simples e aproveitar o seu banho! Os óleos essenciais devem ser comprados de lojas confiáveis, para que você não corra o risco de comprar algo sintético, uma vez que eles não trazem os mesmos benefícios que os naturais. Reserve um tempo para você e use os benefícios da aromaterapia a seu favor!
O que achou das dicas para usar a aromaterapia no banheiro? Você faz banhos aromáticos? Compartilha suas dicas com a gente!
Pode interessar também: Banheiro cheiroso: 4 ideias para perfumar este cômodo