Marketing Olfativo: Entenda o que é e a importância para o seu negócio


Que o marketing é fundamental para o bom funcionamento de um negócio não é novidade. Mas você sabia que existe um tipo de marketing que liga o nosso olfato diretamente às nossas emoções, chamado Marketing Olfativo? E você sabia que esse tipo de marketing - se bem utilizado - pode alavancar positivamente a sua marca e o seu negócio?

Continue lendo e descubra a importância do Marketing Olfativo, como você pode utilizá-lo a favor da sua marca, e como você pode dar “uma guinada” no seu negócio através dele!

O que é Marketing Olfativo?

O olfato é um dos sentidos que mais está ligado a nossa memória e, consequentemente, às nossas emoções. É por isso que diferentes aromas podem nos trazer diferentes sensações. É muito comum, por exemplo, alguém sentir um cheiro familiar e lembrar instantaneamente de algo, pessoa ou momento especial, sentindo até uma espécie de nostalgia. Isso já deve ter acontecido com você, não é mesmo?

Pois é, o fato é que como o olfato mexe diretamente com nossas sensações e emoções, e isso faz com que ele possa se tornar um forte aliado para qualquer negócio. Quem nunca ficou com vontade de entrar numa padaria ao sentir o cheirinho gostoso de pão quentinho saído do forno? Ou então aquele aroma maravilhoso de café recém passado… Aqui é bem possível que você tenha se identificado novamente! Outro exemplo de marketing olfativo são os sapatos da marca Melissa, mundialmente conhecidos, que possuem um aroma característico inconfundível.

Para quem é?

Inicialmente, é comum associar o marketing olfativo com a indústria de perfumes, fragrâncias ou cosméticos, mas na realidade esse tipo de marketing não é exclusividade do ramo. Muito pelo contrário, ele pode ser utilizado por diferentes tipos de indústrias/empresas. Aqui mesmo citamos alguns exemplos anteriormente, como o caso de muito sucesso dos sapatos da Melissa, ou então do cheiro do pão quentinho e do café recém passado.

Além desses exemplos, você pode pensar também no ramo de alimentos e restaurantes, que podem explorar bastante olfato a fim de despertar a sensação de fome no consumidor. Afinal, quem resiste ao cheiro de uma comidinha gostosa? Quem nunca ficou com fome ou com desejo de comer algo após sentir o seu cheiro?

Outros aromas também são utilizados a fim de atrair os consumidores: é o caso do “cheiro de carro novo” que agrada a muitos deles. Sabendo disso, as montadoras de automóveis encomendam esses aromas, atendendo a expectativa dos consumidores.

Qual a importância?

Diante disso tudo, fica evidente que o marketing olfativo tem sua importância à medida que está diretamente relacionado com as sensações que despertam no consumidor. Uma empresa pode se posicionar através de sua identidade visual, mas também por meio do marketing sensorial - e aqui entra o marketing olfativo que, se bem feito, pode atrair a atenção do cliente (aumentando o tráfego e a permanência na loja, despertando a fome, etc).

Por fim, se sua marca estiver associada a algum aroma específico, isso fará com que o consumidor se lembre dela toda vez que sentir esse cheiro. Legal, né? E se você tem interesse em investir em marketing olfativo, saiba que existem empresas que desenvolvem o perfil aromático do seu negócio!

Você já conhecia ou fazia uso do Marketing Olfativo? Conta para a gente!

Pode interessar também: Flor de Cerejeira: Saiba mais sobre essa linda e lendária flor

Visite a nossa loja online e conheça as nossas essências!

#marketingolfativo #aromas #essencias #fragrâncias #cosméticos

Posts Em Destaque
Posts Recentes