Aromaterapia: saiba o que é e quais os seus benefícios


aromaterapia

Você sabia que pode curar muitos problemas físicos e emocionais através do uso da aromaterapia? Entre os diversos benefícios dessa técnica, encontram-se o controle da ansiedade, melhora a energia, trata a depressão, induz o sono, fortalece o sistema imunológico e muito mais!

A aromaterapia é um tratamento alternativo fascinante, que utiliza materiais naturais gerados pelas mais diversas espécies de plantas e é muito usado como uma medicação suplementar.

Ficou interessado? Então aprenda um pouco mais sobre essa técnica com as informações que separamos para você:

O que é a aromaterapia

planta utilizada na aromaterapia

A aromaterapia é um tipo de medicina alternativa que, com o uso dos óleos essenciais, busca o tratamento de vários sintomas físicos e emocionais no indivíduo. Está sobretudo baseada no princípio de que nosso olfato pode desencadear uma série de respostas quando seus sensores são estimulados com as mais diversas reações químicas, geradas pelos diferentes componentes encontrados nos óleos essenciais.

Além do mais, você sabia que a aromaterapia é uma terapia reconhecida pela Associação Brasileira de Medicina Complementar? Ela é considerada natural, preventiva e curativa.

Óleos essenciais e suas aplicações

massagem com aromaterapia

Os óleos essenciais usados na aromaterapia precisam ser 100% puros e naturais e são essências únicas produzidas pelas plantas para garantir sua sobrevivência.

Podem ser aplicados tanto puros quanto combinados com outros óleos, variando de acordo com o resultado que se deseja atingir. São substâncias voláteis altamente concentradas e suas ações sobre a saúde variam de acordo com seus princípios ativos.

Há diversas formas de aplicá-los, como, por exemplo, aplicando-o diretamente sobre a pele, ingerindo, aplicando com cremes ou géis, vaporizando, inalando, diluindo em água, etc. Mas sempre procure consultar um profissional pois nem todos os óleos podem ser ingeridos ou postos em contato direto com a pele. Muitos podem gerar reações alérgicas e alguns não podem ser usado por gestantes.

Como funciona a aromaterapia e quais são os seus efeitos

flores e óleos usados na aromaterapia

A aromaterapia trabalha com uma série de óleos essenciais, com características únicas. Eles podem ser cicatrizantes, anti virais, anti fúngicos, bactericidas e antissépticos, também trabalhando o emocional e melhorando o humor, a ansiedade e até a atenção, conforme postamos anteriormente.

Além de atingir diretamente nosso sistema nervoso central através do olfato, também é rapidamente absorvido pela pele, atingindo nossa corrente sanguínea rapidamente.

Embora muito benéfica, a aromaterapia é uma medicina como as outras e é sempre importante recorrer a um profissional especializado, neste caso, o aromaterapêuta, que saberá lhe dizer exatamente o que você precisa usar de acordo com o que você gostaria de tratar. Além de intensificar a eficiência do tratamento, também evita possíveis reações alérgicas ou gastos desnecessários.

Muito interessante, não? Gostariam de ver um pouco mais sobre aromaterapia no blog? Caso sim, deixe seu comentário!

Conforme vimos, as possibilidades de tratamento através da aromaterapia são infinitas e trazem benefícios que vão muito além do físico! Vale a pena explorar um pouco mais essa técnica e suas possibilidades!

O que achou da aromaterapia? Já conhecia? Conte para nós sua experiência!

Pode interessar também: Aromatizador de ambiente: saiba qual é a fragrância ideal para cada cômodo da casa

#aromaterapia #aromas #óleosessenciais #saúde

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Casa das Fragrâncias
  • Facebook